UEMS/Dourados: Curso de Turismo oferta capacitação na comunidade quilombola São Miguel em Maracaju

UEMS/Dourados: Curso de Turismo oferta capacitação na comunidade quilombola São Miguel em Maracaju

Projeto de extensão “Preparando o terreno, plantando a semente”

Por:Imprensa UEMS 27/03/2024 09:45

O Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, realizou, neste sábado (20/03), a quarta ação do projeto de extensão “Preparando o terreno, plantando a semente: oferta de cursos de capacitação em turismo e áreas afins à comunidade quilombola São Miguel, Maracaju-MS”, coordenado pela professora Dra. Rúbia Martins. 

O projeto de extensão objetiva ofertar capacitação aos moradores do quilombo, com vistas a fomentar o desenvolvimento do turismo como alternativa complementar de renda, tendo como fundamento o modelo de turismo de base comunitária e como público-alvo os jovens.

Nesta quarta ação a professora Dra. Maria Cristiane Lunas ministrou a oficina “O Planejamento do Turismo na Comunidade Quilombola São Miguel – Análise FOFA”, momento em que a comunidade identificou as forças, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças para o desenvolvimento da atividade turística na localidade. Ao final, os participantes elaboraram a visão de futuro para o turismo. Todo o material produzido será compilado e organizado pela docente e, posteriormente, deverá ser realizada a devolutiva à comunidade.

Além da coordenadora do projeto e da ministrante da oficina, estavam presentes o arquiteto Rodolfo Ramos e os representantes da prefeitura de Maracaju (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Rodrigo Olegário Ferreira e Marcelle Nogueira.